Welcome to our website

junho 2011 ~ Paulo Augusto

terça-feira, 28 de junho de 2011

5 passos para a saúde financeira


Conheça os seus números
Este é o primeiro passo. Os ricos têm a companhia constante dos números: renda, dividendos, patrimônio, cotações e grandes negócios são todos expressos em números. Quem deseja a Organização Financeira precisa conhecer os seus próprios números.

Se você está nesta fase provavelmente estará vivendo uma ou mais destas situações:

A) Incapacidade de fazer anotações financeiras: tenta controlar “de cabeça”; não preenche o canhoto do talão de cheques nem confere extratos bancários;
B) Não tem ideia de quanto paga em juros.

A dica é: passe meia hora por dia fazendo contas. Saiba tudo sobre os seus números e veja a diferença que isto vai fazer na sua vida.

Gaste menos do que ganha
O segundo passo é gastar menos do que recebe. Quem tenta manter um estilo de vida acima dos seus ganhos acaba endividado e com sérios problemas.

Se você está nesta fase, provavelmente:

A) existe uma planilha de controle, mas o resultado sempre é vermelho;
B) quando termina uma prestação você faz outra;
C) chega um dinheiro extra (13º salário, por exemplo) e desaparece em meio ao pagamento de dívidas.

A dica é: faça um orçamento anual. Você vai perceber que a despesa de 1 ano não é o mesmo que multiplicar a despesa de um mês qualquer por 12.

Elimine suas dívidas
Elimine mesmo, faça um plano para acabar completamente com as suas dívidas. Quem está nesta fase já conhece seus números, equilibrou o orçamento, mas continua com dívidas.

A dica é: pare de fazer dívidas novas e comece a antecipar o pagamento das atuais. Em pouco tempo você liquidará todas as suas dívidas.

Tenha dinheiro
Lembre-se que a diferença entre o rico e o pobre é o fato de possuir dinheiro.
Se você não consegue segurar uma nota de cinquenta reais na carteira, será muito difícil trilhar o caminho da riqueza.
Acostume-se a ter dinheiro. Dinheiro guardado, rendendo. Quem está nesta fase já conhece seus números, gasta menos do que ganha, eliminou suas dívidas, mas não consegue guardar dinheiro.

A dica é: faça o alvo de ter o montante que vá gerar uma renda equivalente a 10% do seu salário. Depois vá aumentando até chegar a 100%.

Valorize as pessoas
Lembre-se de que dinheiro chama dinheiro, mas não chama para um cineminha. A regra é amar as pessoas e usar o dinheiro. O dinheiro não pode ser um fator de stress, mas sim um gerador de estabilidade nos relacionamentos.

Valorizar as pessoas é:
A) Passar tempo com as pessoas: tempo é dinheiro;
B) Lembrar-se das datas importantes ao menos para falar ao telefone;
C) Viajar, dar presentes, investir em relacionamentos.

A prática destes cinco passos levará você à organização financeira e é claro, a um novo patamar de qualidade de vida.

*Samuel Marques, consultor financeiro do Portal Organize sua vida

segunda-feira, 27 de junho de 2011

O QUE É PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL?


Planejamento financeiro pessoal é um processo de análise e projeção que visa otimizar a administração dos fatores que envolvem a geração e evolução de sua renda líquida e da gestão patrimonial. Considera os aspectos relevantes à condução e tomadas de decisão referentes a seus investimentos, suas despesas, a estruturação do patrimônio, de suas dívidas.

A elaboração de um planejamento financeiro pessoal tem por objetivo tornar realidade seus objetivos e sonhos, identificando-os adequadamente e estabelecendo horizontes para sua concretização, tais como: a aquisição da casa própria, garantir a educação dos filhos, fazer a viagem dos sonhos, investir de forma apropriada de acordo com o perfil pessoal, reduzir a carga de impostos, programar a aposentadoria...

O ciclo da vida tem várias fases, cada uma apresentando desafios e peculiaridades. Através do Planejamento Financeiro é possível identificar as oportunidades e dificuldades de cada uma, para antecipadamente definir com propriedade e tranqüilidade, estratégias para estar preparado para enfrentar cada situação apropriadamente.

O Planejamento Financeiro pode fazer mais por seu futuro do que 30 anos de trabalho duro.

O processo:

O Planejamento Financeiro é realizado observando-se as seguintes etapas:

1. Obtenção de informações e dados pessoais
2. Identificação do perfil e dos objetivos do cliente
3. Análise, estabelecimento e avaliação de pressupostos econômico-financeiros vis-à-vis as características intrínsecas do cliente, atuais e pretendidas
4. Desenvolvimento de projeções com sugestão de alternativas para o cliente
5. Implementação das recomendações
6. Monitoramento

A etapa 5, respectivamente, implementação das recomendações de estratégias e produtos são de exclusiva responsabilidade do cliente, assim como a escolha de contrapartes nos negócios, independente do possível oferecimento de referências.

Monitoramento, Revisões e Atualizações:

A etapa 6 de monitoração, bem como, eventuais revisões e atualizações futuras, decorrentes, ou não, de mudanças nas condições de vida do cliente, no mercado etc, serão objeto de nova prestação de serviços.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

disciplina - Não fique no meio do caminho

A disciplina influencia tudo o que você faz, por isso o seu desenvolvimento é fundamental para um bom profissional. Que tal tentar? Pare um pouco o seu trabalho, organize tudo, anote suas atividades em ordem de importância, estabeleça metas, abra mão de algumas coisas e tenha um objetivo. Pense que é por ele que você está fazendo esse sacrifício e que, mais tarde, o resultado poderá ser gratificante. Os autores do livro Os 12 fatores para chegar ao topo da sua carreira, Kevin Hogan, Dave Lakhani e Mollie Marti, explicam que a disciplina é o abandono do prazer e satisfação imediata em troca de uma oportunidade ou recompensa mais importante e valiosa no futuro. Eles contam que ela foi característica dos norte-americanos por quase 300 anos, mas, hoje, é algo raro e sua falta pode mudar totalmente o destino de uma pessoa e, até mesmo, de uma nação.

Sulivan França, diretor da Sociedade Latino Americana de Coaching, relaciona disciplina ao autoconhecimento. Se você não se conhece, não entende os valores, acaba não tendo ferramentas para desenvolver essa atitude. “Autoconhecimento é algo muito importante e a falta dele é uma das coisas que mais afeta a disciplina”, afirma. Ele comenta ainda que a correria do dia a dia, a concorrência e o modo como o mundo corporativo funciona são alguns dos fatores que atrapalham o desenvolvimento dessa atitude. “As pessoas estão focadas em determinadas situações que elas só se dão conta quando o prazo determinado para que aquilo acontecesse, não aconteceu. E aí o que elas fazem? Estipulam uma nova meta em um curto espaço de tempo, repetindo o comportamento e esquecendo-se novamente da importância da disciplina”, lembra.

França nos revelou as cinco perguntas fundamentais para ajudar você a melhorar sua disciplina ao realizar algo. Pergunte-se:

1. Por que eu quero?
2. Para que eu necessito disso?
3. O que vai me trazer de bom?
4. O que vou ganhar?
5. Por que é tão importante para mim?

Essas questões ajudarão você a encontrar o grande motivo para se tornar uma pessoa disciplinada. Seja perseverante! “A perseverança é o motor da disciplina. Persistir significa recusar-se a parar, manter um movimento inexorável em direção ao resultado. Se algo não sair conforme foi planejado da primeira vez, devemos continuar tentando de outras formas”, relatam os autores. Eles afirmam que a disciplina pode ser resumida em uma única palavra: “até”.

Fazemos até o fim. Com base no Guias de Estudo e Estratégias, criado por Joe Landsberger, publicado no site: www.studygs.net/portuges, elaboramos algumas dicas para você ter disciplina sempre:

Organize seu tempo – Planeje seu dia, determine um tempo para cada atividade e siga o que foi estabelecido.
Vantagem: será mais fácil se concentrar no que deve ser feito e evitar a procrastinação.

Diário da disciplina – Formalize o término de cada tarefa, assim você analisará o avanço de seu comprometimento.
Vantagem: com essa análise, você consegue dar ordem de prioridade a cada atividade que realiza e aprende o que é ou não importante relacionado ao seu tempo.

Comprometimento – Haverá dias em que você não conseguirá estabelecer metas e muito menos cumpri-las, mas não desanime. É um processo de adaptação, dê um tempo, pare um pouco e, só depois, recomece o que estava fazendo.
Vantagem: aumenta sua produtividade.

Aplique a disciplina em sua vida, casa e, principalmente, em seu trabalho, pois como dizia o pensador Jackson Brown Jr: “Talento sem autodisciplina é como um polvo de patins: há muito movimento, mas nunca se sabe se irá para frente, para trás ou para os lados”.

Abrir mão de um vício

Maurício Ramos aprendeu a ser disciplinado para deixar um vício de 20 anos: o cigarro. Ele passou por oito tratamentos e conseguiu. “Uma das dificuldades foi aceitar que eu teria de fazer exercícios físicos quando, na verdade, eu não gostava de praticar. A disciplina me ajudou bastante nesse sentido, pois aprendi a gostar. Eu precisava do resultado, e isso fazia parte do tratamento, então entendi que era algo importante”, relata. A coordenadora do Programa de Abandono ao Tabagismo Viva Livre, doutora Ana Luiza Oliveira Prado, explica a importância de ser disciplinado nesse tratamento: “Trata-se de uma dependência química, por isso é fundamental que a pessoa tenha comprometimento. Do começo ao fim, são estipuladas atividades, o paciente não sofre, mas, para isso, é preciso que se deixe conduzir pelo tratamento, acatar tudo. A disciplina garante o resultado e o maior beneficiado é o próprio paciente”.

O preço da indisciplina

No ano passado, Paula Andrea Sorensini se surpreendeu ao fazer um exame e descobrir que estava com câncer de colo de útero: “Eu tive minha última filha há dois anos e, depois disso, não fiz um acompanhamento médico, fui indisciplinada, pois não cuidei da minha saúde. A partir de agora, vou realizar o exame todo o ano, estou bem ciente de que se eu não me prevenir, não cuidar, as coisas podem piorar. Se eu tivesse sido disciplinada e feito a avaliação médica anualmente, isso não teria acontecido”. O doutor Fernando Chicoski, do Centro de Excelência em Tratamento Oncológico, do Neo Saúde, recomenda disciplina como atitude fundamental para esse tipo de tratamento: “Sempre, antes de iniciar qualquer tratamento de oncologia, o médico deve se assegurar de que o paciente também está disposto a segui-lo, caso contrário, o tratamento estará destinado ao fracasso. Persistência e disciplina são as palavras-chave para o sucesso do tratamento”.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Idéias - Marketing Político

Planejamento estratégico de atividades políticas
A imagem de um homem público é formada a partir das informações veiculadas a seu respeito através de todos os meios de comunicação. Sem uma comunicação eficiente, a imagem estará difusa ou até distorcida, formada em informações incorretas ou incompletas - em presunções. A má exposição oferece grandes riscos.
A exposição deve se dar de maneira objetiva e, principalmente, ordenada, de forma estrategicamente definida e planejadamente executada. Tem pos atrás, o líder de um povo, perseguido por um exército inimigo, se viu acuado. Não podia voltar, pois não tinha armas para enfrentar os oponentes, nem prosseguir, pois à sua frente estava o Mar Vermelho.
Esse líder, chamado Moisés, virou-se para seu povo e disse que iria abrir o mar para que pudessem fugir.
Ao ouvir isso, seu assessor de marketing bradou: "Se o senhor abrir o mar, pode contar, eu lhe garanto no mínimo dez páginas na Bíblia e uma aprovação popular de mais de 2 mil anos."

Nesta bricadeira, vamos imaginar se Moisés não tivesse uma assessoria de marketing estruturada para divulgar
os fatos adequadamente, quais poderiam ser os enfoques?
MOISÉS É UM RISCO A NAVEGAÇÃO E PROVOCA ACIDENTE ECOLÓGICO
ou então
MAR VERMELHO SE ABRE, MOISÉS DIZ QUE FOI ELE
Tendo um marketing competente, os enfoques seriam estes:
MOISÉS ABRE O MAR VERMELHO E SALVA SEU POVO
ou então
MOISÉS APONTA O CAMINHO DA SALVAÇÃO E DEIXA EGÍPCIOS ATÔNITOS
A política é tão antiga quanto o homem. E o marketing é tão velho quanto a atividade econômica que sustentou os primeiros homens. De novo, nesta história, só o casamento entre uma coisa e a outra, promovido recentemente.
De um lado, o marketing e suas técnicas para dar ao cidadão, enquanto consumidor, o que ele deseja ou quer comprar. Do outro, a política, que precisa atender às necessidades e expectativas deste mesmo consumidor (de demandas comunitárias), enquanto cidadão. Numa empresa pautada pelo marketing, todos os recursos de
comunicação são utilizados para satisfazer o consumidor e obter um resultado lucrativo. Na atividade política orientada pelo marketing, a comunicação é mobilizada para atender às expectativas pré-existentes, manifestadas ou latentes, com vistas ao apoio e ao voto.
Um dos segredos do êxito no marketing político está, em utilizá-lo permanentemente - e não apenas nas campanhas eleitorais. O político moderno, aliás, sabe perfeitamente que a próxima eleição começa no instante em que termina a última.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Faça as emoções trabalharem a seu favor.


Sim, podemos agir preventivamente em relação às nossas emoções.
Quando conseguimos nos manter estáveis, no controle das nossas atitudes, mesmo diante de situações desagradáveis e estressantes, não nos deixamos capturar pelas emoções. Ao contrário, nos tornamos capazes de identificá-las e de processar o que está acontecendo dentro de nós.

Esse estado de autoconsciência nos dá a competência para escolher nossa atitude em vez de nos deixarmos conduzir por sentimentos descontrolados.

Emoções perturbadoras levam a relacionamentos conturbados e a dificuldades nas interações com outras pessoas. Isso tem efeitos diretos na sua saúde do indivíduo, constituindo fator de risco para o adoecimento.

Ao perceber um pensamento que sinaliza perigo à vista, faça perguntas poderosas, que interrompam os pensamentos que deram origem aos sentimentos desordenados.



O poder das perguntas poderosas.

Uma vez consciente desses pensamentos, você pode interrompê-los, se colocando questões como, por exemplo: “De que me serve essa emoção”? "O que eu preciso pensar para me sentir melhor em relação a isso"? "Quais serão as consequências de me deixar levar por essa emoção"?

Assim, você coloca a razão a serviço de emoções positivas que mantém sua energia em alta.

A probabilidade de alguma coisa dar errado se você estiver fora do seu eixo, tomado por emoções desordenadas, é grande. Por isso, a capacidade de desenvolver a auto-consciência sobre o que se passa com suas emoções é fundamental.

Isso requer um trabalho silencioso, de autoconhecimento e determinação. É preciso olhar para dentro e perceber o que realmente acontece dentro de você.


Estabeleça fundações sólidas.

A fundação do terreno é o passo número um para construir qualquer edifício. Sem uma estrutura sólida, por melhor que seja a planta do arquiteto, a qualidade da matéria prima, a competência dos operários e engenheiros, o edifício não se sustenta e cai.

Da mesma forma, precisamos nos dedicar às nossas fundações. Se quisermos viver com plenitude e sucesso, devemos fortalecer nossa estrutura interna, aprendendo a compreender e administrar pensamentos e emoções.

Agir com inteligência emocional é usar o pensamento para interromper emoções que drenam sua energia e prejudicam seu desempenho.

Somente quando reconhecemos o que não está funcionando em nossas vidas, nos tornamos capazes de agir na direção que nos levará às conquistas que desejamos realizar.

vaidarcerto.com.br