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janeiro 2010 ~ Paulo Augusto

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

HISTÓRIA DE MOGI DAS CRUZES

Gaspar Vaz foi o fundador de Mogi das Cruzes no ano de 1560. Abriu o primeiro caminho de acesso a São Paulo, dando início ao povoado, que foi elevado à Vila em 17 de agosto de 1611, com o nome de Vila de Sant'Anna de Mogi Mirim. A oficialização ocorreu em 1º de setembro, dia em que se comemora o aniversário da cidade.

Antes da fundação da cidade, o bandeirante Braz Cubas havia se embrenhado pelas matas do território mogiano, às margens do Rio Anhembi, hoje Tietê - o maior rio do Estado de São Paulo, à procura de ouro.

Mogi é uma alteração de Boigy que, por sua vez, vem de M'Boigy, o que significa "Rio das Cobras", denominação que os índios davam a um trecho do Tietê. Quando a Vila foi criada em 1611, devido ao costume de adotar o nome do padroeiro, passou a ser denominada "Sant'Anna de Mogy Mirim".


Mogi da década de 40:
Rua Dr. Deodato Wertheimer - a ligação norte-sul e um dos principais corredores comerciais da cidade, no trecho hoje transformado em calçadão -, traz à esquerda a Igreja do Rosário, que deu lugar a um hotel, e em frente a popular Praça João Pessoa (Gogelis, 1949)

Imagem extraída do livro "Memória Fotográfica de Mogi das Cruzes", de Isaac Grimberg


Na língua indígena, Mirim quer dizer pequeno. Provavelmente, uma referência ao riacho Mogi Mirim. A linguagem popular tratou de acrescentar o termo "cruzes" ao nome oficial da Vila. Era costume dos povoadores sinalizar com cruzes os marcos que indicavam os limites da Vila, de acordo com tese de Dom Duarte Leopoldo e Silva, confirmada pelo historiador e professor Jurandyr Ferraz de Campos.

Mogi das Cruzes começou como um povoado, servindo como um ponto de repouso aos bandeirantes e exploradores indo e vindo de São Paulo.

1531: Martim Afonso de Sousa desembarca na Ilha do Abrigo, junto ao Porto de Cananéia, trazendo consigo a primeira leva oficial de colonizadores, entre os quais os quatro irmãos Antônio, Gonçalo, Catarina e Brás Cubas.

1536: Voltando a Portugal, Brás Cubas recebe, a 25 de setembro, concessão da sesmaria de Jeribatiba - que é outorgada pela esposa de Martim Afonso de Sousa - que alcançava até as áreas ocupadas hoje pela cidade.

1560: Segundo Aureliano Leite, Brás Cubas se embrenha pelo sertão e descobre ouro em vasta semaria que chega quase à margem esquerda do Rio Anhembi (Tietê) - que comunica ao Rei em carta datada de 25 de abril de 1562.

1592: Segundo apurou Frei Thimoteo, falece Brás Cubas.

1601: Fundação da povoação por Gaspar Vaz, que também abriu o caminho ligando a São Paulo de Piratininga.
1611: 17 de agosto: Povoação elevado a vila (o requerimento é aprovado pelo governador Dom Francisco de Souza).

1611: 1º de setembro: Oficialmente instalada com o nome "Vila de Sant'Anna de Mogy Mirim". Mogi torna-se a 17ª vila do Brasil Colonial.
1671: A 17 de agosto é assinado o alvará que cria o município de Mogi das Cruzes.

1677: Convocados pelo procurador do conselho paulistano Brás Rodrigues de Arzão, reúnem-se os representantes das câmaras de Parnaíba e de Mogi das Cruzes com os seus colegas de São Paulo. De Mogi estão presentes o capitão João Dias Mendes e Antônio Pimenta de abreu. Motivo: a Câmara de Ilha Grande mandara uma carta denunicando que o Governador do Rio de Janeiro estava dando carta de alforria a todos os índios que lá fossem ter. Urgia uma providência contra a prática, caso contrário todos os índios iriam ao Rio a fim de libertar-se. Resolveu-se escrever para a sua Alteza pedindo providências. (22 de junho).

1789: A 7 de maio, avisado de que fôra descoberta a conspiração mineira e de que estava sendo perseguido pela polícia, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, homisia-se na casa de Domingos Fernandes, paulista de Mogi das Cruzes, que reside no Ri de Janeiro, à rua dos Latoeiros, hoje rua Gonçalves Dias. Segundo Viriato Correia a casa do mogiano Domingos Fernandes foi cercada por policiais e a prisão de Tiradentes se deu às 9 horas, por uma escolta comandata pelo alferes Francisco Pereira Vidigal.

1855: 13 de março: Mogi das Cruzes elevada a Cidade, pela Lei Provincial n.º 5, derivado do projeto n.º 7 dos deputados Salvador José Corrêa Coelho e Pereira Chaves apresentado à Assembléia Provincial em 1º de março.

1874: 10 de abril: Mogi das Cruzes elevada à condição de Comarca, pela lei n.º 29.

1895: A 2 de abril inicia sua atividade a "Corporação Musical Coelho, Antônio Mármora e Maestro Júlio Ernesto de Oliveira. Sua primeira apresentação faz-se em romaria à Aparecida. São os seguintes os primeiros participantes da corporação: Antônio Martins coelho, Júlio Ernesto de Oliveira, Antônio Mármora, José de Alemida Rosa, Joaquim de Almeida Rosa, Alfredo César, Elieser Arouche de Toledo, Joaquim Batalha, Antônio Ferreira de Sousa, João Muniz, Manuel Pinto de Almeida, Manoel Arouche, Pedrinho Floriano, Savério Larotonda, Jpsé Fernandes, Benedito Fernandes de Siqueira, João de Campos, Benedito Corrêa Netto, Benedito Neves, Salvador Cabral, José de Siqueira Guimarães e Prof. José Narciso de Camargo Couto.
1905: 13 de maio: funda-se a Corporação Musical União Mogyana.

1905: 10 de setembro: sai o primeiro número do semanário "O Malandro", de propriedade do sr. João Junker Filho e gerência do Sr. A. de Oliveira Santos.

1906: 15 de abril: circula o primeiro número do semanári "A Vida", de propriedade de Silva & Sodré. Formato 18x28, com grande margens, 3 colunas de 4 centimetros cada, a partir do n.º 7 esse formato seria aumentado para 26x35, com três colunas de seis centímetros cada. Número avulso, 100 réis.

1906: 19 de julho: publica-se o primeiro número do semanário "O Furo", dirigido por Mello, Mellinho & Mellão.
1908: 12 de janeiro: tornada pública a relação dos integrantes da brigada 149ª da Guarda Nacional, com sede em Mogi das Cruzes. É constituída de três batalhões de dezesseis companhias, além de um estado-maior sob o comando geral do Coronel Benedito José de Almeida. Alguns homens: Capitão Emílio Navajas, Capitão Ajudante Francisco José de Almeida, Tenente Aristóteles de Andrade, Capitão Ajudante Basílio Pinto da Fonseca, Capitão João Elesbão das Neves, Tenete Secretári do Estado Maior Manuel de Sousa Melo Freire, Alferes Adelino Melo, Tenente Secretário Galdino Pinheiro Franco, Alferes Francisco Borges de Siqueira, Teenente Secretário Adelino Borges Vieira, Capitão Joaquim de Melo Freire, Tenente Andronico de Oliveira Lôbo, Tenente Secretário Antonio José de Alcântara Ingliano, 1º Tenente Eduardo Lopes, Tenente quartel mestre Luís Marcondes dos Santos, Tenente quartel mestre Narciso de Melo Franco, Capitão assistente Firmino Ladeira, Capitão ajudante Leopoldo José Sant'Anna, Tenente Coronel Comandante Francisco de Sousa Franco, Coronel Comandante Benedito José de Almeida, Major Fiscal Francisco Pinheiro Franco, Capitão assistente Benedito Borges Vieira.

1910: circula em Mogi o semanário "Procellaria"

1910: 11 de junho: inagurua-se a "Corporação Musical Luso-Brasileira", de que é presidente o sr. João Murta.

1910: 20 de setembro: inaugura-se oficialmente a "Sociedade Italiana G. Garibaldi", de que é Presidente o sr. Fernando Tancredi.

1910: 1º de dezembro: por iniciativa dos srs. Luís Marcondes dos Santos, Benedito Sant'Anna, Martim Cruz e Manuel de Sousa Melo Freirre, realiza-se a primeira assembléia geral para fundação de um Tiro de Guerra em Mogi das Cruzes. A essa assembléia comparecem 105 pessoas e funda-se o Tiro.

1910: 31 de dezembro: o Departamento da Guerra incorpora, sob o n.º 120, da 3.ª categoria, a Linha de Tiro de Mogi das Cruzes.


1912: agosto: Recebe sessenta carabinas "comblain" e quatro "Mauser", o Tiro de Guerra 120 entra em efetivo funcionamento.

1912: 13 de agosto: grande multidão e tôda a colônia portuguesa local homenageia na Estação da Central, a passagem em trem de luxo, do Dr. Bernardino Machado, Ministro Pleniponteciário de Portugal. Toca a Banda União e são pronunciados discursos.

1912: 29 de agosto: para comemorar o término da guerra ítalo-turca, várias festividades são realizadas na cidade, sobressaindo-se as levadas a efeito pela Sociedade de Mútuo Socorro Giuseppe Garibaldi, di que é presidente o s. Fernando Tancredi.

1913: 16 de janeiro: sai o primeiro número do semanário "O Rabisco" que se publicará às quintas-feiras nesta cidade. É seu proprietário o gerente de "A Vida", sr. José Alarico e redator-chefe o Sr. Martorano Sobrinho.

1913: 20 de abril: funda-se o sexteto "Orchestra Carlos Gomes", que toca no Cinema Parque.


1913: 7 de setembro: funda-se em Mogi o União Futebol Clube.

1914: 10 de junho: falece em Mogi um dos homens mais ricos que a cidade já teve: o Dr. Benedito Estelita Álvares. Herdeiro de milionário português que o legitimara, o Dr. Estelita estudou na França, em cuja Univesidade de Sorbonne se formou. Era grande conehcedor de arqueologia, Mineralogia, Zooologia, Botânica, Física e Química, tendo viajado quase todo o mundo. Em sua casa possuía preciosa biblioteca, inclusive com inúmeras obras raras. Casara-se a 10 de janeiro de 1891, num de seus palacetes em São Paulo, com a srta. Maria Cândida Junker, numa festa que embasbacara os meio sociais paulistanos.

1914: 23 dea gosto: funda-se em Mogi a Loja Maçônica "União e caridade IV", subordinada ao Grande Oriente de São Paulo.

1926: 26 de maio: Benedito Olegário Berti, Benedito Augusto de Sant'Anna Andrade, Galdino alves e Francisco Navajas, funda-se em Mogi a "Corporaçã Musical Santa Cecília" - que se inauguraria seis meses depois a 22 de novembro, Dia de Santa Cecilia.

1928: 28 de janeiro: a Rádio Club inicia suas transmissões em caráter experimental.

1930: 12 de junho: o capitão Antenor Bolina, devidamente autorizado pela Prefeitura Municipal e pela Frente Única, inicia o alistamento de oluntários que constituiriam o 1º Batalhão de Caçadores de Mogi.

1930: 15 de junho: segue para a Capital o primeiro contigente de voluntários mogianos, integrado de 79 homens, que se apresenta à Concentraçaõ Dr. Moraes Andrade.

1930: 11 de agosto: chega a noticia do falecimento em combate do Cabo Diogo Oliver, voluntário mogiano à Revolução Constitucionalista.

1930: 14 de agosto: chega a noticia do falecimento em combate, na zona norte, do mogiano Fernando Pinheiro Franco, do Batalhão Piratininga. O enterro acontece no dia 16 tendo seu caixão envolto nas bandeiras nacional e paulista.

1932: 19 de agosto: organiza-se em Mogi a comissão local da campanha do Ouro para o bem de São Paulo - que entra desde logo em atividade. É constituída dos srs. Padre Cícero Revoredo, Presidente; Prof. Aprígio de Oliveira, secretário; Alvarino Bessa, Dr. Jaime T. da Silva Teles, Dr. Gastão Pereira de Sousa, Manuel Pacheco, Dr. Deodato Wertheimer, José Cury Andery, Prof. Benedito Borges Vieira e Joaquim de Sá.

1932: 11 de setembro: a "Corporação Musical Guarani", em sua retreta na Praça Osvaldo Cruz, executa, pela primeira vez, as canções constituicionalistas "Voluntários da Lei" e "Legionários Paulistas", de autoria do maestro Antônio Mármora Filho.

1934: 11 de julho: inaugura-se o Conservatório Musical Carlos Gomes, sob a direção do Mestro Antônio Mármora Filho.

1935: 15 de agosto: falece em São Paulo o Dr. Deodato Wertheimer. Vereador, Presidente da Câmara Municipal, Prefeito e Deputado à Câmara Estadual, pertencente ao Partido Republicano Paulista.

1935: 1º de setembro: comemora-se, pela primeira vez, com várias festividades, a data aniversária da cidade de Mogi das Cruzes. Sai o folehto "Mogi da Cruzes - dados históricos e notas diversas", de 52 páginas e muitas fotografias do historiador mogiano prof. Emilio Augusto Ferreira.

1937: sai o livro "Notas de História Eclesiástica", de D. Duarte Leopoldo e silva, que dedica um capítulo inteiro à História de Mogi. Ele trancreve documetnos do Arquivo da Prefeitura mogiana, revelados por Emili Ferreira.

1944: 30 de novembro: em carta, o Ministro da Guerra comunicao ao sr. João Desambiagio e esposa o falecimento em combate, na Itália, do primeiro expedicionário mogiano: o soldado Américo Rodrigues.

1945: 4 de março: com a participação de grande número de expedicionários mogianos, entre a neve e o fogo inimigo, o 6º. RI da Força Expedicionária Brasileira conquista o Monte Soprasasso, na Itália.

1945: 7 de maio: comemorações do "Dia da Vitória", que marca a queda definitiva de Berlim e o fim da guerra na Europa. As 16:30 horas, sob a direção do Rvmo Pe Lino, vigário da paróquia, tem lugar grande passeata com a imagem da Padroeira do Brasil.

1945: 7 de agosto: ocorrem homenagem aos expedicionários mogianos que chegam à cidade, em trem vindo de Caçapava. Tendo à frente o Tenente Onofre Rodrigues de aguiar e seguidos pelo Tiro de Guerra, autoridades e escolares. Lembrados os que não voltaram: Oto Unger, Américo Rodrigues, Francisco Franco, Antônio Castilho Gualda, Jamil Daglia e Albino César, falecidos, e Hamilton da Silva e Costa, desaparecido.

1950: 7 de setembro: no bairro do Cocuéra, grande número de japoneses de todo o municipio visita o local onde está sendo construiído o "Monte Mogi Hakone" - jardim típico japones.

1951: 2 de janeiro: são chamados os cidadãos da clase de 1932 para exame de saúde, a fim de se inscreverem na primeira turma do Tiro de Guerra 173 que acaba de ser criado em Mogi, em substituição ao TG 120.

1952: 21 de abril: é eleita Rainha da 1ª Festa do caqui a srta. Laura Yoshizaki, que tem suas princesas as srtas. Sachie Nishie, Shizuka Nishimura, Amelia Massuda e Kazuko Kunitomo.
1961: sai o livro História de Mogi das Cruzes, por Isaac Grínberg, fatos relevantes descritos naqui.

A ESTAÇÃO: A estação de Mogi das Cruzes foi aberta em 1875, numa cidade que já existia desde o século XVI. Em 16/09/1929, foi inaugurado um novo prédio, com apenas duas plataformas. Nessa ápoca, Mogi já era extremidade da linha de subúrbios da Central em São Paulo. Em 1956, foi ampliada a estação (com uma plataforma estilo da estação Roosevelt), e reinaugurada em 15/03/1958. Em 1960, com os trens da extinta Central do Brasil, a cidade não estava nem um pouco satisfeita com o transporte: "No setor do transporte coletivo, a Central do Brasil, que conta com cinco estações dentro do município (em 1960), serve a um contingente apreciável de operários e estudantes que fazem o caminho Mogi das Cruzes-São Paulo, pagando Cr$ 3,00 para viajar nos demorados e malcheirosos carroções atados a mais de duas dezenas de trens suburbanos diários" (Revista Brasileira de Geografia, out-dez 1960, p. 576).
ACIMA: A locomotiva Baroneza chega a Mogi das Cruzes trazendo o Presidente da República, Affonso Penna. Como se sabe, essa foi uma das primeiras locomotivas a andar no Brasil, exatamente na primeira das linhas, a Porto da Estrela-Raiz da Serra, em Magé, RJ, em 1854. Nesse tempo nem o trem de subúrbio existia (Arquivo Histórico Municipal de Mogi das Cruzes).


Em 1984 a RFFSA reformou completamente a estação, inaugurando o novo prédio em 20 de agosto, com mais três plataformas e ampli-ação das duas existentes. Desde 1976, não é mais a ponta da linha de subúrbios, que segue até Estudantes, aberta nesse ano para atender à Universidade da cidade. A estação atende hoje aos trens metropolitanos da CPTM. Em 2009, discute-se a retirada dos trens metropolitanos da CPTM para serem substituídos por VLTs a partir de Suzano. Absurdo incomensurável se realmente acontecer.

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Benedito dos Anjos; William Gimenez; Astrea M. Giesbrecht; Revista Brasileira de Geografia, 1960; O Diário de Mogi, 2009; Arquivo Histórico Municipal de Mogi das Cruzes; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Relatórios oficiais da Central do Brasil, anos 1920 e 1930; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

Mogi das Cruzes é um município brasileiro do estado de São Paulo, na microrregião de mesmo nome, que se localiza aproximadamente a 45 km ao leste da capital do estado, contando com 347.281 habitantes (estimativa do IBGE para 2003). Após a capital, Mogi das Cruzes é o maior munícipio, em área, da Região Metropolitana de São Paulo, com 725,4 km². A densidade demográfica é de 478,74 hab/km². É município desde 1611 e cidade desde 1865.

Aniversário: 1 de setembro
Fundação: 1865
Gentílico: mojiano
Prefeito(a): Marco Aurélio Bertaiolli
DEM, no cargo até 2012

Características geográficas


Área 725,4 km²
População 347.281 hab. IBGE/2003
Densidade 478,74 hab./km²
Altitude metros
Clima subtropical Cfa
Fuso horário UTC -3


Demografia


Mogi das Cruzes acolhe colônias de todos os cantos do mundo, com destaque especial para a colonização japonesa, com uma grande quantidade de "nihon-jin" (japoneses) e seus descendentes, que já estão em sua terceira geração na cidade.

Dados do Censo - 2000

População Total: 330.241

Urbana: 302.116
Rural: 28.125
Homens: 162.636
Mulheres: 167.605
Densidade demográfica (hab./km²): 455,25

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 21,42

Expectativa de vida (anos): 68,50

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,15

Taxa de Alfabetização: 93,50%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,801

IDH-M Renda: 0,767
IDH-M Longevidade: 0,725
IDH-M Educação: 0,910


(Fonte: IPEADATA)

Economia


Mogi das Cruzes é um pólo universitário, contando com duas Universidades de grande porte (UMC e UBC) e uma Faculdade (Náutico), além de fazer parte do conhecido "Cinturão Verde", abastecendo toda a região Metropolitana de São Paulo e do Rio de Janeiro, com sua produção de hortifrutigranjeiros.

O parque industrial de Mogi das Cruzes conta com mais de 400 indústrias de todos os portes e origens, encontrando-se em franca expansão, especialmente no recém implantado Distrito Industrial do Itapeti.

O lema de Mogi das Cruzes é "Construindo o futuro ao lado do cidadão".

Limites


Os limites municipais são Santa Isabel a noroeste e norte, Guararema a nordeste, Biritiba-Mirim a leste, Bertioga e Santos a sul, Santo André a sudoeste, Suzano a sudoeste e oeste, Itaquaquecetuba a oeste e Arujá a noroeste.

Dr. Deodato Wertheimer


Foi em 2 de julho de 1889, na capital paulista, que a Dona Augusta de Paula Petit deu a luz ao menino que viria ser uma das personalidades mais representativas de Mogi das Cruzes. Deodato Petit Wertheimer foi o nome com que seu pai Augusto Wertheimer resolveu batizá-lo.

Seus primeiros anos de vida foram vividos em São Paulo, mas logo foi transferido para Friburgo, cidade do Estado do Rio de Janeiro, onde, com 11 anos de idade, iniciou seu curso secundário no Colégio Anchieta, dos Jesuítas.

Em 1907, matriculou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Durante o período do seu curso, foi interno do Hospital da Marinha e da Santa Casa de Misericórdia daquela cidade, adquirindo vasta experiência. Em 1912, diplomou-se e retornou para São Paulo para trabalhar como assistente de médico na Maternidade São Paulo, e depois, no Instituto Paulista.

Naquela época, por indicação do Instituto, percorria várias cidades do interior atendendo aos chamados profissionais. Em Mogi das Cruzes, conquistou várias amizades. Entre as quais, estava Leonor de Souza Franco, a “Nono”, filha do Coronel Souza Franco, grande líder político da época, com a qual veio a se casar em maio de 1914, radicando-se às tradições dessa terra. Junto dos mogianos, desenvolveu larga atividade profissional, prestando serviços à Santa Casa de Misericórdia como cirurgião e como Diretor Clínico, por um período de14 anos.

Espírito de grande atividade, temperamento dinâmico e de grande bondade, fez com que cada mogiano o admirasse, não demorando para assumir cargos eletivos.

Sua carreira política teve início em 1915, quando foi fundado o Centro Político e Republicano de Mogi das Cruzes. Foi eleito seu primeiro Presidente.

Mesmo em pleno desenvolvimento de sua carreira política, Dr. Deodato nunca deixou de realizar grandes benfeitorias na área da medicina. Em 2 de julho de 1917, data de seu aniversário, fundou a Maternidade Dr. Deodato, a primeira maternidade mogiana e, uma vila, na qual prestava auxílio as crianças órfãs da cidade.

Durante a epidemia de gripe espanhola, em 1918, que ceifou muitas vidas de mogianos, sempre disposto, liderou as campanhas em combate à doença. Quando foi implantado pela Câmara Municipal o “Hospital dos Gripados”, grandes foram seus serviços à frente do hospital e abnegada foi a sua dedicação. Fato que lhe rendeu duplamente o reconhecimento do povo mogiano, que o levou ao cargo de vereador como o candidato mais votado nas eleições de 1919. Cargo que permaneceria por quase 20 anos.

Logo um ano após, em 1920, época em que a Câmara Municipal elegia seus administradores municipais, foi eleito para o cargo de Prefeito, dando inicio a uma nova fase da sua vida política.

Em 1922, popular, influente e de estreitos relacionamentos com grandes autoridades, Dr. Deodato foi às ruas junto com seus correligionários para comemorar quando foi noticiado pelo Partido Republicano o lançamento de sua candidatura à Deputado Estadual. Os 1175 votos dos mogianos somados aos outros 6443 recebidos, foram suficientes para elegê-lo como um dos candidatos mais votados do Partido.

Com todas estas atividades políticas, nos poucos momentos de intervalo, se esquecia do descanso a que tinha direito, e passava, como membro da Comissão de Higiene Pública, a redigir artigos para o Jornal Correio Paulistano e Jornal do Comércio, defendendo idéias e sugerindo soluções.

Já, durante as suas legislaturas na Assembléia Legislativa, realizou várias benfeitorias para toda a região, como: construções de estradas de rodagem, entre elas, trechos da antiga São Paulo-Rio de Janeiro; melhorias nos serviços oferecidos pela Estrada de Ferro Central do Brasil; elevação da Delegacia de Mogi das Cruzes para 3ª categoria; a instalação da antiga Light and Power & Co., para fornecimento de energia; a construção do reservatório de água, obras de saneamentos; construções hospitalares e várias outras importantes obras.

Para o povo e para o seu Partido, já era dada como certa a vaga para ocupar uma das cadeiras no Congresso Nacional, mas o destino assim não quis. A eclosão da revolução de 1930 interrompeu e prejudicou sua ascendente carreira política.

Em 1932, durante a Revolução Constitucionalista, já distanciado da política, liderou com o Dr. Milton Cruz, várias campanhas de auxílio aos combatentes. Foi uma das últimas participações no cenário mogiano. Em 15 de agosto de 1935, aos 46 anos de idade, ele faleceu em São Paulo. O seu enterro em Mogi das Cruzes, onde todos se movimentaram na espontaneidade de uma manifestação comovedora, foi a atestação do seu merecimento, cuja benemerência de sua vida não se apagarão da nossa memória histórica.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

MARCAS FAMOSAS

Cada marca tem sua história, e algumas são bem curiosas.



Aspirina
É da casca do salgueiro que vem o princípio ativo da aspirina. A salicina e o salicilato, extraídos dessa árvore, eram usados contra a cefaléia na Mesopotamia, 3 mil anos a.C. No entanto, a aspirina foi patenteada pela indústria alemã Bayer em 10 de outubro de 1897. O químico Felix Hoffmann, com a ajuda do professor Heinrich Dreser, sintetizou o ácido acetilsalicílico para aliviar as dores reumáticas do seu pai. O nome do remédio mais popular do século foi formado assim: "a" vem de acetil; "spir" é a raiz do ácido epírico (substância quimicamente idêntica ao ácido acetilsalicílico); e o "ina" é um sufixo que se adicionava ao nome de todos os medicamentos no final do século XIX.


Alka-Seltzer
No inverno de 1928, Hub Beardsley, presidente dos Laboratórios Dr. Miles, visitou uma redação de um jornal e viu que nenhum funcionário havia faltado por causa da gripe que estava contagiando todos. Explicaram-lhe que eles tomavam uma combinação de aspirina e soda cáustica. Beardsley pediu aos seus químicos para testarem a fórmula. O químico Maurice Treneer foi mais longe e criou o Alka-Seltzer 3 anos depois.


Creme Nívea
Foi criado em dezembro de 1911 pela farmácia de manipulação do doutor Oskar Troplowitz, que descobriu como unir água e óleo para hidratar a pele. O Eucerit, retirado da lanolina e combinado com óleos, água, compostos de glicerina, ácido cítrico e essências de rosas e lírios, formava o creme. "Branco como a neve", foi batizado de Nívea e era comercializado numa latinha amarela. A embalagem ganhou a cor azul com letras brancas em 1925. Depois da Segunda Guerra Mundial, a marca Nívea foi expropriada. A partir de 1952, a empresa Beiersdorf iniciou uma longa jornada pelos países para readquirir os direitos sobre a marca.


A industrialização da pasta dentifrícia começou em 1890, nos Estados Unidos. Foi o fabricante de sabonetes William Colgate, um imigrante inglês, quem teve a idéia de lançar um creme dental em tubos de estanho flexíveis.


A idéia de uma haste com a ponta de algodão foi lançada nos Estados Unidos pela Johnson & Johnson em 1921. No começo, o Wooden Applicator, uma haste de madeira com algodão em apenas uma das pontas, tinha o seu uso restrito a hospitais, na aplicação de remédios. Em 1947, o sucesso do produto fez a Johnson & Johnson lançar o Johnson's Cotton Tipped Applicator, disponível para venda direta ao consumidor e indicado para o público infantil. Em 1963, as hastes foram mudadas de madeira para plástico.


Em novembro de 1962, França e Inglaterra desenvolveram o projeto do avião supersônico Concorde, que depois de 7 anos de estudos e testes, decolou dia 2 de março de 1969, na cidade francesa de Toulouse. O primeiro vôo, comandado por André Turcat, durou 28 minutos. O avião media 62,10 metros de comprimento, 11,40 metros de altura e 25,56 metros de envergadura. Voava a 18 mil metros de altitude a 2.200 km/h (quase duas vezes a velocidade do som), com autonomia de 6.580 quilômetros. Pesava 185 toneladas, levava 8 tripulantes e até 144 passageiros. O seu primeiro vôo comercial foi em 21 de janeiro de 1976. No Concorde, a viagem Paris-Rio de Janeiro durava 6,5 horas, enquanto um Jumbo 747 demorava cerca de 12 horas. O soviético Tupolev Tu-144, o primeiro avião supersônico civil, decolou antes do Concorde, em 31 de dezembro de 1968.


A partir do seu primeiro emprego, numa loja de chapéus, a francesa Coco Chanel abriu as suas próprias lojas, tornando-se numa das mais importantes estilistas do mundo. O Chanel nº 5 é elaborado com uma mistura de 60 fragrâncias. O 5 era o seu número da sorte, tanto que Coco apresentou o produto no dia 5 de maio de 1921. Mas foi Marilyn Monroe quem tornou o perfume um sucesso. Ao ser entrevistada, perguntaram o que vestia para dormir. Marilyn respondeu: "Apenas algumas gotas de Chanel nº 5".


Sabendo que o exército do seu país importava canivetes alemães, Karl Elsener abriu a sua fábrica em 1884. Os seus primeiros canivetes Victorinox foram entregues aos soldados suíços em outubro de 1891. Colocou o brasão do país para diferenciá-los dos alemães e batizou o produto homenageando os seus pais, Victor e Victoria. Para ampliar o negócio e atrair utilizadores mais refinados, Elsener aperfeiçoou o canivete e, assim, surgiram os modelos com ferramentas: abre latas, chave de fendas, punção e saca-rolhas, serrote, alicate, abre garrafas, palito de dentes, pinça, gancho de pesca, lente de aumento e até uma pequena bússola. O produto popularizou-se depois da Segunda Guerra Mundial, com as unidades militares americanas. Hoje, a linha para oficiais tem 100 diferentes combinações.


Marcel Bich, depois de trabalhar numa empresa de tintas durante a Segunda Guerra Mundial, em 1949, comprou uma pequena fábrica de canetas esferográficas. As canetas vazavam tinta e sujavam os dedos, mas faziam sucesso, e Bich decidiu investir no produto. Procurou o seu inventor, Ladislao "Laszlo" Biro, comprou a patente e iniciou a fabricação da caneta Bic, cujo modelo é praticamente o mesmo até hoje. Atualmente, são vendidas 10 milhões de canetas por dia.


A boneca mais famosa do mundo, lançada em 1958, foi inspirada em Barbie Handler, filha da americana Ruth Handler, fabricante de brinquedos. Ruth achava as caras das bonecas da época infantis demais e desenhou a Barbie com um ar mais adulto. Ao lado do marido Elliot, que fabricava casas de bonecas, em 1945 ela fundou a fábrica de brinquedos Mattel. Desde o seu lançamento, a boneca já vendeu mais de um bilhão de unidades. Se todas elas fossem colocadas em pé, umas sobre as outras, dariam mais de sete voltas ao redor da Terra. A cada dez segundos, uma boneca Barbie é vendida no mundo. Ken, o namorado de Barbie, de 1961, também foi inspirado no filho do casal.


Kinder Surpresa
Fundada em 1944 na cidade de Alba, Itália, a Ferrero é o terceira maior fabricante de chocolates do mundo. A menina dos seus olhos é o ovo Kinder Surpresa, lançado em 1975. Os ovos são recheados com cápsulas de plástico que guardam pequenos brinquedos desmontados. Diariamente, são vendidos 5 milhões de ovos Kinder no mundo. Produzidos para ser vendidos em países de clima frio, o chocolate não é comercializado no verão.


Em 1860, os Adventistas do Sétimo Dia que foram para Battle Creek, Michigan, formaram uma comunidade que ficou famosa pelo seu estilo de vida e alimentação saudável. O adventista John Harvey Kellogg, depois de estudar medicina, voltou a Battle Creek e tornou-se diretor do centro de saúde. Percebeu, então, que as refeições vegetarianas eram muitos leves e os pacientes partiam após curta estadia. Kellogg e o seu irmão, Will Keith, começaram a criar novas e saborosas formas de alimentos. Preparavam no vapor e na pressão vários tipos de grãos e, assim, criaram uma variado menu vegetariano. No entanto, ainda faltava um pão de grãos integrais com pouco amido. Após muitas experiências, chegaram acidentalmente aos flocos de trigo. Depois surgiram os flocos de arroz e os de milho (corn flakes). O tigre Tony, símbolo dos Kellogg's, foi criado em 1952 pela agência de publicidade americana Leo Burnett.


Foi de um barracão na cidade de Milwaukee, Estados Unidos, em 1903, que saiu a primeira moto batizada com o sobrenome dos seus criadores: o desenhista William Harley e o engenheiro Arthur Davidson. E era preciso pedalar para pegar. Para a Primeira Guerra Mundial, a empresa recebeu do exército americano a encomenda de 20 mil unidades, algumas com metralhadoras. Na Segunda Guerra Mundial, voltou à luta: 90 mil motocicletas de 750 cilindradas serviram as forças americanas.


Gillette
King Camp Gillette, em 1895, percebeu que para se barbear, apenas era necessária a ponta da lâmina da navalha. Pensou então em fabricar uma lâmina de aço pequena e descartável. Os industriais não acreditavam ser possível fazer uma lâmina pequena, de bom corte e barata a ponto de ser deitada fora depois. Com a ajuda do mecânico William Nickerson, resolveram os problemas técnicos. Assim surgiu a Gillette Safety Company, em 28 de setembro de 1901. A produção começou em 1903 e no primeiro ano foram vendidos 51 aparelhos e 168 lâminas. Os negócios dispararam em 1905. Durante a Primeira Guerra Mundial, o governo americano encomendou 3,5 milhões de aparelhos e 36 milhões de lâminas para os seus soldados. Nessa época, a empresa já vendia 1 milhão de aparelhos e 120 milhões de lâminas por ano. A Gillette lançou o conceito de 2 lâminas paralelas em 1971 e o Sensor, em 1990.


Guinnes: livro dos recordes
Em 1954, durante uma caçada Irlanda, Hugh Beaver, concluiu que não havia caçado tarambolas porque os pássaros eram rápidos demais. Naquela noite, disse aos seus amigos que aquela era a "ave de caça mais rápida que temos". Mas não se chegou a um consenso e também não havia nenhuma enciclopédia com a resposta. Hugh, então diretor-executivo da Arthur Guinness, Son and Company, fabricante da cerveja Guinness, pensou num livro que tivesse todos os tipos de recordes. A tarefa parecia grande demais, até que apareceram os gêmeos Norris e Ross McWhirter, jornalistas devoradores de trivialidades que colecionavam uma imensidão de fatos e números. Quatro meses após uma conversa com Hugh, os McWhirter haviam compilado e publicado o primeiro Guiness, então com 198 páginas. Quatro meses depois, era o número 1 na lista dos livros de não-ficção mais vendidos em Inglaterra.


Farinha Láctea Nestlé
Em 1867, Henri Nestlé, um químico alemão que morava em Vevey, na Suíça, descobriu um mercado emergente: o dos alimentos infantis. Começou a fabricar uma farinha nutritiva para crianças, à base de cereais e leite: a Farinha Láctea Nestlé. O nome Nestlé, em alemão, significa "pequeno ninho". E foi justamente esse o símbolo da empresa, porque traduz o carinho da mãe com os filhos. A Nestlé, é a maior indústria alimentícia do mundo.


Fanta
Em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, quando a fábrica alemã da Coca-Cola deixou de receber o xarope usado no preparo do refrigerante, os donos da fábrica tiveram de ir à procura de novos ingredientes e inventaram a Fanta. O nome, escolhido pelos empregados da empresa, foi tirado da palavra fantástica, que é parecida em muitas línguas. Entre 1945 e 1955, a marca Fanta foi usada apenas para não perder o registro. Só foi ressuscitada de verdade para o lançamento de um refrigerante de laranja criado pela Coca-Cola italiana em abril de 1955. Fez sucesso e foi conquistando o mundo, chegando aos Estados Unidos em 1959.


Donuts
Em 1946, os donuts do americano William Rosenberg faziam tanto sucesso que o horário do lanche das indústrias da região da Nova Inglaterra passou a ser ajustado ao seu itinerário. Para facilitar o consumo, o donut vinha envolto no açúcar e o café simples, sem açúcar, era servido numa caneca. Todos os clientes mergulhavam o doce no café antes de saboreá-lo. Os clientes satisfeitos insistiram para que ele abrisse uma loja. E assim formou-se a grande rede. As rosquinhas foram criadas no século XVI por padeiros holandeses, mas ainda não tinham o tradicional furo no meio. Isso só apareceu em 1847, criado pelo marinheiro americano Hanson Gregory. Essa criação valeu-lhe uma placa de bronze na sua cidade natal, Rockport.


Danone
Em 1919, o espanhol Isaac Carasso começou fabricar iogurte com leite fresco num pequeno galpão depois de ouvir falar dos benefícios do alimento. Batizou-o de Danone, as primeiras letras do nome do filho, Daniel, unidas à palavra inglesa one, pois o menino era o primogênito. O negócio prosperou por Espanha e, em 1932, Daniel Carasso montou uma fábrica em França. Daniel era judeu, e, quando estourou a Segunda Guerra Mundial, foi obrigado a exilar-se nos Estados Unidos. Lá fundou a Dannon Companny. Nesse período, as fábricas francesa e espanhola tinham ficado com pessoas de confiança e, quando Daniel voltou à Europa, em 1952, reassumiu o controlo.


Ovomaltine
O químico suíço Georges Wander pesquisava de um complemento alimentar nutritivo e forte e interessou-se pelo extrato de malte, obtido da cevada. A sua morte fez com que o seu filho, Alberto, continuasse as pesquisas. Em 1904, Alberto Wander criou a fórmula do Ovomaltine, com extrato de malte de cevada, ovos, leite integral, cacau, vitaminas e sais minerais. Dois anos depois, começou a produzi-lo na cidade de Berna.


Nintendo e Sega
O mais antigo fabricante de jogos de vídeo é a Nintendo. Fusajiro Yamauchi fundou, em 1889, a Nintendo Koppai, fabricante do hanafuda - um baralho japonês. Em 1959, passaram a comercializar baralhos com os personagens Disney. A Nintendo criou uma divisão para cuidar de jogos em 1969. O primeiro jogo de vídeo, o TV Game 6, só surgiu em 1977. O game boy, jogo de vídeo portátil da Nintendo, foi lançado em 1989. A Sega foi fundada pelo americano David Rosen no Japão, em 1954, para atuar inicialmente no mercado de flipers. O nome Sega vem de Service Games.


Nescafé
Nos anos 30, houve uma superprodução de café e os preços do produto no mercado internacional desceram bastante. O Brasil, o maior produtor da época, entrou numa crise séria. Entre 1931 e 1938, foram destruídas 65 milhões de sacas de café. Então as autoridades brasileiras sugeriram que a Nestlé, que já fabricava leite em pó, desenvolvesse um café solúvel. As pesquisas de Hans Morgenthales levaram 7 anos e o seu grande mérito foi descobrir que se deveria acrescentar hidratos de carbono à matéria-prima para manter o aroma do café. A produção de Nescafé foi iniciada em 1939.


McDonald's
Ray Kroc vendia multimixers, máquinas que batiam 6 milk-shakes de uma só vez. Em 1954, ele foi conhecer um pequeno drive-in de hambúrgueres que precisava de 8 dos seus multimixers de uma só vez. Era o estabelecimento dos irmãos Dick e Maurice McDonald, onde as pessoas faziam fila para comprar um hambúrguer por 15 centavos ou uma porção de batatas fritas por 10 centavos. Krok imaginou que se os McDonald abrissem mais 10 estabelecimentos, ele poderia vender 80 multimixers. Os irmãos já tinham vendido franquias, mas muitas não mantinham os padrões e prejudicavam a imagem do estabelecimento. Mesmo assim, Kroc convenceu-os a abrir novas lojas. Partiu para Chicago com uma planta do restaurante, uma receita para as batatas fritas e um contrato que lhe dava permissão para encontrar novos locais para as filiais. Uma das únicas exigências era a de que todos os restaurantes deveriam ter a aparência exata daquele de San Bernardino. A primeira loja, aberta em abril de 1955, em Des Plaines, Illinois, foi um grande sucesso. Em 1957, eram 37 estabelecimentos. A dedicação de Kroc aos estabelecimentos era total, e logo se cansou da letargia dos irmãos McDonald. Comprou a companhia com 2,7 milhões de dólares vindos de um investidor.
Na década de 60, os estabelecimentos ganharam lugares para se sentar. O sistema drive thru apareceu no início dos anos 70. Ronald McDonald, símbolo da rede, foi criado em 1963.


Levi's
Levi Strauss chegou aos Estados Unidos em junho de 1847. Foi trabalhar para os seus irmãos mais velhos, vendendo tecidos e objetos domésticos em Kentucky. Dois anos depois, partiu para a Corrida do Ouro, na Califórnia. Vendeu todos os seus pertences, mas não conseguiu desfazer-se de uns rolos de lona. Quis vendê-los como material para tendas ou para cobrir carroças, mas as pessoas queriam calças resistentes. Em 1850, contratou um alfaiate e transformou a sua lona em macacões, que foram vendidos rapidamente. Logo abriu uma pequena confecção de calças em San Francisco. E quando Levi trocou a lona pelo serge de Nimes (tecido de Nimes), mais resistente e durável, tingiu-o com índigo. Os americanos, que chamavam o tecido de denim, passaram a chamar a calça de Levi's blue denim ou blue jeans. Na década de 1860, o alfaiate Jacob Davis colocou rebites para reforçar os bolsos que se rasgavam. Levou a bem-sucedida idéia para Levi e tornaram-se sócios. O número 501 marcava o lote de tecido das primeiras calças jeans de que o mundo teve notícia. Por isso, o modelo foi chamado de Levi's 501.


Lego
O carpinteiro dinamarquês Ole Kirk Christiansen começou fabricar, em 1932, carrinhos de madeira artesanais para o seu filho, Godtfred. Depois começou fazer brinquedos desmontáveis até criar, em 1942, as primeiras pecinhas de plástico para encaixar. A palavra Lego vem da expressão leg godt, que significa "bem jogado".


Lacoste
Em 1927, o tenista francês René Lacoste foi o principal responsável pela primeira vitória francesa na Taça Davis e colecionou títulos nos famosos torneios de Roland Garros, Wimbledon e Forrest Hills. Ele usou a figura de um crocodilo como brasão num blazer azul-marinho e numa camisa de mangas curtas, com gola e botões que iam até ao pescoço, desenhados por ele mesmo. O uniforme inusitado apareceu pela primeira vez no Torneio Aberto dos Estados Unidos. Dois anos depois, ele abandonou os courts por causa de uma tuberculose e dedicou-se totalmente aos negócios da sua marca.


Kodak
O americano George Eastman, inventor do filme em rolo, revolucionou o mercado em 1888 criando uma máquina fotográfica simples, leve e barata. Ela foi batizada de kodak, nome curto e fácil de ser pronunciado em qualquer língua. Ao terminar o filme, o cliente deveria levar a máquina até o local onde havia comprado para que ele fosse retirado. As fotos eram reveladas e entregues em 10 dias. Com o slogan "Aperte o botão que nós fazemos o resto", 90 mil máquinas kodak foram vendidas no primeiro ano.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Coca-Cola

Tudo começou em 1886 quando John Styth Pemberton, um farmacêutico da cidade de Atlanta, criou uma bebida, a qual chamou de “tônico para o cérebro”, que se tornaria outro grande símbolo americano. O farmacêutico, que adorava manipular fórmulas medicinais, ao pesquisar a cura para dores de cabeça criou uma mistura líquida de cor caramelo que incluía extrato de noz-de-cola, um estimulante com alto teor de cafeína, e também extrato de folhas de coca. Levou a mistura para uma farmácia, a Jaco’s Pharmacy, onde o xarope, misturado à água carbonatada (gasosa), foi oferecido aos clientes, que consideraram a bebida muito especial.


O nome da bebida surgiu quando Frank M. Robinson, contador de Pemberton, escreveu com suas próprias mãos o nome do então xarope. A caligrafia cheia de curvas e com movimento era com o intuito de diferenciar das demais marcas. E a partir daí a logo da Coca-Cola permanece até os dias atuais. A cor vermelha foi escolhida como a cor oficial pois a princípio o concentrado era armazenado em barris vermelhos para depois serem comercializados.

A princípio, o concentrado era embalado em pequenos barris de madeira, na cor vermelha. Por isso, o vermelho foi adotado como cor oficial da bebida. Até 1915, uma pequena quantidade de cocaína estava entre os ingredientes do refrigerante.

Asa Griggs Candler comprou Pemberton e seus parceiros em 1887 e começou a realizar uma campanha agressiva de marketing do produto. A eficiência destes anúncios não seria percebida até muito tempo depois. Pela época de seu 50º aniversário, a bebida já tinha alcançado status de ícone nacional americano.


A Coca-Cola foi vendida em garrafas pela primeira vez em 12 de março de 1894 e as primeiras latas de alumínio da Coca apareceram em 1955. O primeiro engarrafamento da Coca-Cola ocorreu em Vicksburg, Mississippi na Biedenharn Candy Company em 1891. Seu proprietário era Joseph A. Biedenharn. As garrafas originais eram garrafas Biedenharn, muito diferentes do visual atual de silhueta que as garrafas possuem. Asa Candler estava em dúvidas quanto ao engarrafamento da bebida, mas os dois empreendedores que propuseram a idéia foram tão persuasivos que Candler assinou um contrato dando-lhes controle total do procedimento. Porém o contrato tornar-se-ia ainda um problema por décadas para a companhia, devido aos seus termos um tanto falhos.


Quando os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial, os soldados americanos enviaram cartas para a Coca-Cola Company, pedindo que a bebida lhes fosse fornecida. Motivada com as cartas, a Coca-Cola desenvolveu "fábricas" móveis que foram enviadas para as frentes de batalha junto com técnicos da empresa, que garantiam a produção e a distribuição da bebida para os soldados. Apesar dos custos de produção na frente de batalha serem elevados, a companhia decidiu arcar com os mesmos, numa tática de marketing, vendendo o refrigerante pelo mesmo preço praticado nos EUA. Tendo em vista a sua associação com os produtos americanos e os Estados Unidos, ela acabou exercendo o papel de um símbolo patriótico. A popularidade da bebida aumentou bastante após a guerra, quando os soldados voltaram fazendo propaganda do refrigerante. Então foi lançado um tipo de embalagem que vendia 6 garrafas de coca-cola (sixposts), a qual se tornou preferida das donas de casa americanas.

Publicidade e a Coca-Cola


A The Coca-Cola Company é uma das empresas estrangeiras mais inovadoras em anúncios. Além dos vários já conhecidos "slogans" em seus anúncios na sua longa história, incluindo "A pausa que refresca", "Gostaria de comprar uma Coca para o mundo", "Isso é que é", "Coca-Cola é isso aí", "Coca-Cola dá mais vida a tudo…", "Tudo vai melhor com Coca-Cola", "Emoção pra valer", além das mais recentes: "Essa é a real", "Tudo de vibe" e as últimas lançadas "Viva o que é bom." e "Viva o lado Coca-Cola da Vida". Também é sobejamente conhecida a frase "Sempre Coca-Cola", assim como, em Portugal, o famoso slogan criado pelo poeta Fernando Pessoa: "Primeiro estranha-se, depois entranha-se!" dessa última frase foi inspirada no modelo de propaganda direta com o consumidor elaborado pela empresa, quando distribuiu direta e gratuitamente, conforme o número de pessoas de cada lar brasileiro, unidades do refrigerante Coca-Cola.

Onipresença dos anúncios


Os anúncios da Coca foram sempre muito penetrantes e influentes, já que um dos objetivos de Woodruff era assegurar que todo mundo na Terra bebesse Coca-Cola como sua bebida preferida. Em alguns lugares, anúncios da Coca-Cola são quase onipresentes, especialmente em áreas mais ao sul da América do Norte, como em Atlanta, onde a Coca surgiu. Os Jogos Olímpicos de Verão de 1996 foram em Atlanta, e como resultado, a Coca-Cola recebeu publicidade gratuita. A Coca-Cola também foi a primeira patrocinadora dos Jogos Olímpicos, nos Jogos de 1928 em Amsterdã.

Compra da Columbia Pictures

Numa tentativa de aumentar seu portfólio, a Coca-Cola comprou a Columbia Pictures em 1982. A Columbia ofereceu publicidade para produtos da Coca em seus filmes enquanto esteve sob comando da empresa, mas depois de alguns sucessos, a Columbia começou a ir mal nas finanças, e foi largada pela companhia em 1989.

Coca-Cola e o Papai Noel


A publicidade da Coca-Cola tem tido um impacto significativo na divulgação da cultura norte-americana, sendo freqüentemente creditada à bebida a "invenção" da imagem moderna do Papai Noel como um homem idoso em roupas vermelhas e brancas, justamente as cores da Coca-Cola. Apesar disso, a companhia começou a promover esta imagem de Papai Noel somente na década de 1930, nas suas campanhas de inverno; mas usar esta imagem de Papai Noel já era comum antes disso. Na década de 1970, uma canção de um comercial da Coca-Cola chamado "I'd Like to Teach the World to Sing (eu gostaria de ensinar o mundo a cantar)", produzida por Billy Davis, tornou-se uma música popular de sucesso, mas não há evidências de que tenha, de fato, ajudado a aumentar as vendas do produto.

Uso de crianças em propagandas

A Coca-Cola tem a política de evitar usar crianças menores de 12 anos de idade em suas propagandas, como resultado de um processo no início do século XX que alegou que a cafeína da Coca era perigosa para crianças. Apesar disso, mais recentemente, isto não fez a companhia parar de ter como público-alvo jovens consumidores. Além disso, não ficou claro que a Coca-cola é segura para o consumo de jovens e crianças ou até mesmo para mães grávidas.

Guerra das colas

Durante a década de 1980, a Pepsi-Cola realizou uma série de anúncios televisivos mostrando pessoas que participaram em testes de gosto na qual expressaram sua preferência pela Pepsi em relação à Coca. A Coca-Cola também exibiu anúncios para combater os da Pepsi, num incidente às vezes chamado, no meio publicitário, de "a guerra da cola". Um dos anúncios da Coca comparou o então chamado "desafio Pepsi" a dois chimpanzés decidindo que bola de tênis tinha mais tecido. Após isso, a Coca-Cola manteve sua liderança no mercado global de refrigerantes, embora a Pepsi tenha conseguido conquistar brevemente alguns mercados regionais.

Slogans


No Brasil
1942: "A pausa que refresca"
1952: "Isto faz um bem"
1957: "Signo de bom gosto"
1960: "Coca-Cola refresca melhor"
1964: "Tudo vai melhor com Coca-Cola"
1970: "Isso é que é"
1976: "Coca-Cola dá mais vida"
1979: "Abra um sorriso. Coca-Cola dá mais vida."
1982: "Coca-Cola é isso aí"
1988: "Emoção pra valer!"
1993: "Sempre Coca-Cola"
2000: "Curta"
2001: "Gostoso é viver"
2003: "Essa é a real"
2004: "Viva o que é bom"
2006: "O lado Coca-Cola da vida"
2007: "Viva o lado Coca-Cola da música"
2008: "Cada gota vale a pena"
2009: "Abra a Felicidade!"

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

As 3 Regras da Boa Imagem


Uma imagem qualquer que nossos olhos vêem, nossa mente processa, avalia, filtra e em questões de segundos, através de um processo natural, decide se ela ficará ou não gravada em nosso subconsciente. Uma simples imagem gravada torna-se a informação mais importante que acabamos armazenando em nossa memória a respeito de um determinado acontecimento, lugar, pessoa ou objeto.

Somos guiados pela nossa percepção e com o tempo, aquela informação armazenada, acaba passando de simples referência à algo realmente significante sobre o que tal acontecimento, lugar, pessoa ou objeto representou na ocasião ou ainda representa para nós.

Devemos, portanto, ter muito cuidado com tudo que nós, nossa empresa ou produto possa estar transmitindo, pois é através da comunicação visual, que podemos conquistar facilmente o cliente ou perdendo a oportunidade únicas de estarmos vendendo uma boa imagem daquilo que somos, dos serviços que prestamos ou dos produtos que vendemos. Acabamos descobrindo que a imagem de uma empresa é mais forte do que a própria empresa. Veja a seguir, 3 regras simples, para trabalhar esta imagem, que são na verdade, o segredo do sucesso de muitos profissionais, empresas e produtos:

1.O cartão de visitas é a fachada do seus serviços.

Aquilo que passamos em um cartão de visitas, representa claramente a imagem que as pessoas terão de nossa empresa. Moderna ou antiquada, atualizada ou retrógrada, limpa ou confusa, completa ou remediada , profissional ou amadora. Tudo estará comunicado nas entrelinhas. Quem, por exemplo, não acabou procurando os serviços de um advogado de quem nem se recordava muito bem, mas que algum tempo atrás lhe entregou um cartão de visitas lindíssimo?

2.A fachada é a embalagem de sua empresa.

Ao olharmos a fachada de uma determinada empresa podemos normalmente imaginar claramente qual é o nível de qualidade dos serviços ou produtos por ela oferecidos. O estilo arquitetônico, o cuidado com a comunicação, a eficiência da sinalização, a aparência geral, a localização, a manutenção ou os tipos e a quantidade de carros parados na frente, são signos que fatalmente estarão comunicando aos clientes muito daquilo que uma empresa, uma loja, ou uma escola apresenta no seu interior. Você nunca acabou marcando uma consulta com um médico que você nem conhecia direito, só porque ele atendia em uma clínica moderníssima ou andou comprando em uma loja, só porque a fachada dela era super moderna e encantadora?


3.A Embalagem é o cartão de vista de seu produto.

Cada vez mais os produtos tornam-se parecidos. As lojas e supermercados, estão cada dia maiores, entretanto, já não comportam tamanha diversidade de marcas e produtos. A publicidade por mais que seja forte, é proibitiva à maioria dos produtos nas prateleiras e como já foi provado, é no PDV (ponto-de-venda) que a pessoa decide comprar ou não determinado produto. Dentro deste cenário, a embalagem e o display empenham papeis fundamentais na decisão de compra. Quantas vezes já nos pegamos comprando produtos que muitas vezes nem precisávamos comprar, somente por causa de embalagens atraentes e displays revolucionários?

Os profissionais, empresas e produtos em questão, com certeza, oferecerem uma qualidade real para quem os procura. Essa qualidade não seria tão claramente difundida, mesmo antes de testada, sem uma preocupação estética por trás, ou seja, um bom design aplicado no cartão de visitas, no Interior Design da clínica e da loja e nas embalagens e displays atraentes.

A preocupação e o cuidado de uma empresa ou de um profissional com a sua apresentação visual torna claro seu profissionalismo, seu posicionamento global com a qualidade e é traduzida como uma extensão da qualidade de seus produtos e de seus serviços. Portanto, não subestime seu público e analise como está a aplicação da marca da sua empresa.

Dê uma olhada na fachada de sua loja, na porta de seu escritório, nos impressos, nos uniformes e nas embalagens. Pense: Sua marca é atual? Ela transmite exatamente o que é sua empresa? Ela é padronizada? Apresenta o mesmo desenho e as mesmas cores em todas as suas aplicações? Lembre-se: Você tem apenas uma chance para causar uma boa primeira impressão!