Welcome to our website

Faça as emoções trabalharem a seu favor. ~ Paulo Augusto

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Faça as emoções trabalharem a seu favor.


Sim, podemos agir preventivamente em relação às nossas emoções.
Quando conseguimos nos manter estáveis, no controle das nossas atitudes, mesmo diante de situações desagradáveis e estressantes, não nos deixamos capturar pelas emoções. Ao contrário, nos tornamos capazes de identificá-las e de processar o que está acontecendo dentro de nós.

Esse estado de autoconsciência nos dá a competência para escolher nossa atitude em vez de nos deixarmos conduzir por sentimentos descontrolados.

Emoções perturbadoras levam a relacionamentos conturbados e a dificuldades nas interações com outras pessoas. Isso tem efeitos diretos na sua saúde do indivíduo, constituindo fator de risco para o adoecimento.

Ao perceber um pensamento que sinaliza perigo à vista, faça perguntas poderosas, que interrompam os pensamentos que deram origem aos sentimentos desordenados.



O poder das perguntas poderosas.

Uma vez consciente desses pensamentos, você pode interrompê-los, se colocando questões como, por exemplo: “De que me serve essa emoção”? "O que eu preciso pensar para me sentir melhor em relação a isso"? "Quais serão as consequências de me deixar levar por essa emoção"?

Assim, você coloca a razão a serviço de emoções positivas que mantém sua energia em alta.

A probabilidade de alguma coisa dar errado se você estiver fora do seu eixo, tomado por emoções desordenadas, é grande. Por isso, a capacidade de desenvolver a auto-consciência sobre o que se passa com suas emoções é fundamental.

Isso requer um trabalho silencioso, de autoconhecimento e determinação. É preciso olhar para dentro e perceber o que realmente acontece dentro de você.


Estabeleça fundações sólidas.

A fundação do terreno é o passo número um para construir qualquer edifício. Sem uma estrutura sólida, por melhor que seja a planta do arquiteto, a qualidade da matéria prima, a competência dos operários e engenheiros, o edifício não se sustenta e cai.

Da mesma forma, precisamos nos dedicar às nossas fundações. Se quisermos viver com plenitude e sucesso, devemos fortalecer nossa estrutura interna, aprendendo a compreender e administrar pensamentos e emoções.

Agir com inteligência emocional é usar o pensamento para interromper emoções que drenam sua energia e prejudicam seu desempenho.

Somente quando reconhecemos o que não está funcionando em nossas vidas, nos tornamos capazes de agir na direção que nos levará às conquistas que desejamos realizar.

1 comentários:

Marcelo Peixoto Souza disse...

Parabéns! Muito bom!

Postar um comentário