Welcome to our website

Idéias - Marketing Político ~ Paulo Augusto

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Idéias - Marketing Político

Planejamento estratégico de atividades políticas
A imagem de um homem público é formada a partir das informações veiculadas a seu respeito através de todos os meios de comunicação. Sem uma comunicação eficiente, a imagem estará difusa ou até distorcida, formada em informações incorretas ou incompletas - em presunções. A má exposição oferece grandes riscos.
A exposição deve se dar de maneira objetiva e, principalmente, ordenada, de forma estrategicamente definida e planejadamente executada. Tem pos atrás, o líder de um povo, perseguido por um exército inimigo, se viu acuado. Não podia voltar, pois não tinha armas para enfrentar os oponentes, nem prosseguir, pois à sua frente estava o Mar Vermelho.
Esse líder, chamado Moisés, virou-se para seu povo e disse que iria abrir o mar para que pudessem fugir.
Ao ouvir isso, seu assessor de marketing bradou: "Se o senhor abrir o mar, pode contar, eu lhe garanto no mínimo dez páginas na Bíblia e uma aprovação popular de mais de 2 mil anos."

Nesta bricadeira, vamos imaginar se Moisés não tivesse uma assessoria de marketing estruturada para divulgar
os fatos adequadamente, quais poderiam ser os enfoques?
MOISÉS É UM RISCO A NAVEGAÇÃO E PROVOCA ACIDENTE ECOLÓGICO
ou então
MAR VERMELHO SE ABRE, MOISÉS DIZ QUE FOI ELE
Tendo um marketing competente, os enfoques seriam estes:
MOISÉS ABRE O MAR VERMELHO E SALVA SEU POVO
ou então
MOISÉS APONTA O CAMINHO DA SALVAÇÃO E DEIXA EGÍPCIOS ATÔNITOS
A política é tão antiga quanto o homem. E o marketing é tão velho quanto a atividade econômica que sustentou os primeiros homens. De novo, nesta história, só o casamento entre uma coisa e a outra, promovido recentemente.
De um lado, o marketing e suas técnicas para dar ao cidadão, enquanto consumidor, o que ele deseja ou quer comprar. Do outro, a política, que precisa atender às necessidades e expectativas deste mesmo consumidor (de demandas comunitárias), enquanto cidadão. Numa empresa pautada pelo marketing, todos os recursos de
comunicação são utilizados para satisfazer o consumidor e obter um resultado lucrativo. Na atividade política orientada pelo marketing, a comunicação é mobilizada para atender às expectativas pré-existentes, manifestadas ou latentes, com vistas ao apoio e ao voto.
Um dos segredos do êxito no marketing político está, em utilizá-lo permanentemente - e não apenas nas campanhas eleitorais. O político moderno, aliás, sabe perfeitamente que a próxima eleição começa no instante em que termina a última.

0 comentários:

Postar um comentário