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O QUE É PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL? ~ Paulo Augusto

segunda-feira, 27 de junho de 2011

O QUE É PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL?


Planejamento financeiro pessoal é um processo de análise e projeção que visa otimizar a administração dos fatores que envolvem a geração e evolução de sua renda líquida e da gestão patrimonial. Considera os aspectos relevantes à condução e tomadas de decisão referentes a seus investimentos, suas despesas, a estruturação do patrimônio, de suas dívidas.

A elaboração de um planejamento financeiro pessoal tem por objetivo tornar realidade seus objetivos e sonhos, identificando-os adequadamente e estabelecendo horizontes para sua concretização, tais como: a aquisição da casa própria, garantir a educação dos filhos, fazer a viagem dos sonhos, investir de forma apropriada de acordo com o perfil pessoal, reduzir a carga de impostos, programar a aposentadoria...

O ciclo da vida tem várias fases, cada uma apresentando desafios e peculiaridades. Através do Planejamento Financeiro é possível identificar as oportunidades e dificuldades de cada uma, para antecipadamente definir com propriedade e tranqüilidade, estratégias para estar preparado para enfrentar cada situação apropriadamente.

O Planejamento Financeiro pode fazer mais por seu futuro do que 30 anos de trabalho duro.

O processo:

O Planejamento Financeiro é realizado observando-se as seguintes etapas:

1. Obtenção de informações e dados pessoais
2. Identificação do perfil e dos objetivos do cliente
3. Análise, estabelecimento e avaliação de pressupostos econômico-financeiros vis-à-vis as características intrínsecas do cliente, atuais e pretendidas
4. Desenvolvimento de projeções com sugestão de alternativas para o cliente
5. Implementação das recomendações
6. Monitoramento

A etapa 5, respectivamente, implementação das recomendações de estratégias e produtos são de exclusiva responsabilidade do cliente, assim como a escolha de contrapartes nos negócios, independente do possível oferecimento de referências.

Monitoramento, Revisões e Atualizações:

A etapa 6 de monitoração, bem como, eventuais revisões e atualizações futuras, decorrentes, ou não, de mudanças nas condições de vida do cliente, no mercado etc, serão objeto de nova prestação de serviços.

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